Notícias

Edison Lobão é eleito um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

O senador Edison Lobão foi apontado mais uma vez como um dos 100 parlamentares mais influentes e prestigiados do Congresso Nacional. O levantamento foi feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

 

O DIAP classifica como parlamentar de destaque o Deputado ou Senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e que apresenta um bom desempenho no cumprimento destas missões.

 

Lobão agradeceu o reconhecimento por mais uma vez estar na lista dos mais influentes do Congresso Nacional. “Agradeço por estar mais uma vez na lista dos “Cabeças” do Congresso Nacional. Esse reconhecimento do Diap é fruto do meu esforço em prol dos interesses do Brasil e em especial o meu estado, o Maranhão”, declarou.

 

Os “Cabeças”

 

Na definição do DIAP, os “Cabeças do Congresso Nacional” são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades que caracterizam um protagonista do processo legislativo. Entre elas, destacam-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. É o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

 

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a julho de 2017. O objetivo da série Os “Cabeças” do Congresso Nacional – produto de acompanhamento permanente e sistemático do DIAP desde 1986 – é fornecer ao movimento social e sindical uma radiografia dos principais interlocutores e definidores da agenda do Poder Legislativo.